sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Folha de São Paulo publica protestos no Pará contra Belo Monte

Folha de S. Paulo - 05/02/2010
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Três protestos em três cidades diferentes do Pará ocorreram ontem contra a liberação da licença prévia para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída no rio Xingu.

Em Altamira, ao menos 150 pessoas se reuniram em frente à sede local do Ibama, responsável pela aprovação da licença, para fazer uma "vigília". Estavam lá indígenas, agricultores, ribeirinhos e integrantes de ONGs como Movimento Xingu Vivo para Sempre e MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).

Com uma potência instalada de 11,2 mil MW, Belo Monte deve se tornar a terceira maior hidrelétrica do mundo. Seu custo, ainda não definido, pode chegar a R$ 30 bilhões.

De acordo com seus críticos, a usina vai trazer danos para o meio ambiente e para os moradores que vivem no entorno dos barramentos.

Além de Altamira, as sedes do Ibama de Santarém e Belém foram alvo de protestos, que começariam no início da noite de ontem. As ONGs que lutam contra a obra devem organizar outras manifestações ao longo dos próximos meses. (João Carlos Magalhães)

Um comentário:

  1. Sou totalmente contra a construção da usina hidrelétrica de beleo monte.Pois considero um desastre ambiental terrível de inimagináveis proporções para com a natureza e os povos que subsistem dessa região.Não posso imaginar que os indígenas,verdadeiros donos da terra,terão que sofrer essa mudança radical e intolerável em suas vidas. É um projeto megalõmano da época da ditadura.É inadmissível que o RIO XINGu tenha seu curso alterado.Deixem a natureza os rios e seus povos em paz.

    ResponderExcluir