quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Manifesto de apoio e agradecimento do Comitê aos ativistas do Rio de Janeiro

Nós, ativistas do Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre, trazemos através deste manifesto nossa saudação, apoio e agradecimento a todas e a todos que estão nesse momento, dia 24 de fevereiro de 2010, reunidos em frente à sede do IBAMA, na Cidade do Rio de Janeiro, dizendo que, igualmente aos povos da Amazônia, não aceitam a opressão e a barragem das águas do rio Xingu, gritando bem forte para que os destruidores da vida possam ouvir: NÃO ACEITAREMOS A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE!


A lógica do mercado implementada pelo governo de Ana Júlia Carepa, no Pará, e Luis Inácio Lula da Silva, no Brasil, seus secretários e ministros, além de vários parlamentares e empresários, também avançam e invadem violentamente os espaços do “bem viver”, isto em nome de um desenvolvimento absolutamente insustentável, ignorando até a própria inteligência, capacidade e criatividade humanas de transformarem seus hábitos e atitudes, construindo um outro desenvolvimento, que leve em consideração uma plena integração entre os aspectos sociais, culturais, econômicos, ambientais e políticos, sem sobreposição de nenhum destes elementos.

Aproveitamos para convocamos todos os filhos e filhas da terra, guardiãs e guardiões primeiros – povos indígenas, negros e negras, ribeirinhos e ribeirinhas, caboclos e caboclas, e seus descendentes urbanos e/ou urbanizados, amazônidas, brasileiros e brasileiras, a se somar na mesmo força da correnteza que leva o rio ao mar, no mesmo arrebatamento e dignidade que faz a pororoca capaz de gerar ondas gigantescas, na mesma fertilidade de criar da piracema. Afirmamos que o poder é das águas e são elas, por bem ou por mal, que sempre dizem ao homem o que ele deve fazer. E nos dizem pela voz do Xingu que está tudo errado na Hidrelétrica de Belo Monte.

Seguimos a favor da correnteza, da natureza, literalmente a favor de nós mesmos e de nós mesmas. Às margens do rio ou em terra firme; nas aldeias ou na cidade; na Amazônia, no Brasil ou qualquer canto do mundo, não há escapatória, ninguém e nada será poupado das conseqüências das insanidades praticadas.

Queremos o curso natural do Xingu preservado, pois precisamos dessa energia para gerar em nós - guerreiros e guerreiras, a força necessária para impedir que este e outros projetos comprometam a vida da nossa, e das próximas gerações.

Por isso gritamos, todos juntos.

VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS DA AMAZÔNIA

VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS DO BRASIL

VIVA O RIO XINGU, VIVO PARA SEMPRE

Belém, 23 de fevereiro de 2010

Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre: FUNDO DEMA, FASE, IAMAS, IAGUA, APACC, CPT, SDDH, MST, SINTSEP, DCE/UFPA, MLC, GMB/FMAP, UNIPOP, ABONG, CIMI, MANA-MANI, COMITÊ DOROTHY, FUNDAÇÃO TOCAIA, CIA. PAPO SHOW, PSOL, MHF/NRP, COLETIVO JOVEM/REJUMA, MMCC-PA, RECID, AITESAMPA, ANDES-SN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário