quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Lançado vídeo que mostra os impactos da construção de Belo Monte no Rio Xingu.

Com a presença de representantes de movimento sociais, indígenas, academia, Ministério Público Federal e imprensa, aconteceu no dia 15 de setembro de 2010 durante entrevista coletiva, no auditório do Ministério Público Federal (MPF), em Belém, o lançamento do vídeo “Defendendo os Rios da Amazônia”, produzido pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre.

O vídeo narrado pela atriz paraense Dira Paes, conhecida como uma das principais vozes em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente em seu estado, Defendendo os Rios da Amazônia mostra de modo realista os impactos previstos da hidrelétrica de Belo Monte, como o alagamento de parte de Altamira e a seca de um trecho de cerca de 100 km de rio, afetando populações indígenas, ribeirinhos e agricultores familiares.

Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre, agradeceu a determinação do MPF na pessoa do Procurador da República Felício Pontes que a trinta anos esta engajado na luta defesa do rio do dos povos da Bacia do Xingu. Antonia disse ainda que este momento é importante pois o vídeo servirá para sensibilizar mais pessoas em relação as ameaças que o Xingu vem sofrendo devido a eminência dos inícios das obras da UHE de Belo Monte.

O vídeo também apresenta os impactos de Belo Monte sobre a rica biodiversidade de animais e peixes da região, e como os reservatórios do projeto poderiam se tornar um grande criadouro de mosquitos transmissores da malária. Além disso, o vídeo demonstra que os reservatórios produziriam uma grande quantidade de metano, um dos mais potentes gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

Sheila Juruna disse que os Jurunas estão contra a construção da usina e que esta obra representa um empreendimento de morte e destruição da vida e da casa que o rio Xingu representa para as populações indígenas que habitam a sua bacia. Sheila destacou ainda que está acontecendo cooptação de lideranças indígenas por parte do governo e dos empreendedores e que estariam usando as lideranças para falar em defesa do empreendimento sem consultar as comunidades.

A atriz Dira Paes declarou recentemente que a luta pela preservação do Xingu é a luta pela vida da Amazônia e de seus povos: "Não podemos nos omitir diante da exploração indevida e absurda da floresta. Este rio jamais poderia ser ameaçado pela construção de Belo Monte. Estamos degradando o que nos resta da grande reserva ambiental do planeta. Não podemos aceitar que a fauna, a flora e o ser humano sejam desrespeitados em nome de uma energia destrutiva"

Ainda durante a coletiva Antonia Melo, leu o texto da petição que será enviada aos representantes do Governo federal ligados a implementação da obra.

Após a entrevista coletiva, os movimentos sociais e indiginas, reuniram-se em separado para traçar novas estratégias para o enfrentamento do Belo Monstro.


Segue abaixo o site para a petição on line contra a construção da UHE de Belo Monte e para ver os vídeos

A petição:

https://salsa.democracyinaction.org/o/2486/action/parebelomonte

Os vídeos:

http://www.youtube.com/xinguvivoparasempre

Marquinho Mota com informações de Verena Glass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário