quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em Belém, manifestantes dizem não à constução da UH Belo Monte



Por Samira Rodrigues*

Manifestantes contrários a instalação da usina hidrelétrica de belo monte saíram as ruas hoje, pela manhã (09.06.2011) em protesto contra o licenciamento da obra concedida pelo IBAMA. A manifestação saiu pelas ruas de Belém, tendo como ponto de partida o CAN (centro arquitetônico de Nazaré) seguindo até a sede do IBAMA. A manifestação foi organizada pelo comitê metropolitano Xingu Vivo Para Sempre. Segundo Marquinho Mota, do FAOR, integrante do comitê, o governo brasileiro vem agindo com irresponsabilidade. Ao contrário do que diz, esta obra, se for construída, não trará benefício nenhum ao povo do Pará, nem do Brasil. Será um contrato de destruição e morte de caráter irreversível se esta insanidade não for barrada. Os manifestantes fizeram fala criticando o governo por insistir em instalar uma obra que vai expulsar de suas terras milhares de pessoas. Cedício Monteiro, também integrante do comitê, afirma que esta manifestação vitoriosa é apenas uma de uma série de outras que estão sendo programadas pelo Brasil e pelo mundo. Não daremos trégua enquanto o governo insistir na construção dessa obra, alocando bilhões de reais de recursos públicos para financiar meia dúzia de empreiteiras financiadoras da campanha de Dilma Roussef. A mesma opinião é compartilhada por Walmir Freire, dirigente estadual do PSOL. Segundo Walmir, os parlamentares do PSOL do Pará vêm denunciando há tempos esta farsa e não medirão esforços para barrar esta usina contrária aos interesses do povo brasileiro. Belo Monte é uma inconsequência, uma estupidez do governo federal e do conluio politico, jurídico e empresarial que quer se locupletar do dinheiro público sem medir os danos que serão causados à população local e sua biodiversidade, afirmou.
Os manifestantes ocuparam por cerca de uma hora a superintendência do IBAMA, em Belém, enquanto uma comissão do comitê protocolava um documento subscrito por várias entidades, exigindo o fim do licenciamento para construção da obra.
Em nota distribuida à população, o comitê metropolitano Xingu Vivo Para Sempre afirma que Belo Monte vai entregar mais de R$30 bilhões para empreiteiras e amigos do Governo; vai secar um trecho de 100 km da Volta Grande do Rio Xingu, acabando com toda a biodiversidade local; não vai gerar nem um quilowatt de energia para a população da Amazônia, nem diminuir o valor da conta de quem já tem luz em casa; vai atingir, direta e/ou indiretamente, mais de 15 mil indígenas que moram e dependem da bacia do rio Xingu; vai gerar somente 39% de sua capacidade máxima de energia; vai ser construída com recursos públicos, porém os lucros vão todos para os empresários; vai impactar 11 municípios, com uma população de mais de 360 mil pessoas. Resumindo, Belo Monte é ruim para o Brasil e péssimo para a Amazônia.
Viva a Amazônia livre! Rio xingu vivo para sempre!

Samira Rodrigues - Ponto de Pauta

3 comentários:

  1. `Sou paraense e digo..

    Quanto radicalismo, Belo Monte é uma obra que foi detalhada para atender o menor impacto na região. Um desenvolvimento sustentado e analisado pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente. Só há radicalismo e exageros nesses protestos.

    ResponderExcluir
  2. Radicalizar é agarrar as coisas pela raiz, e a raiz dos povos do Xingu é o prórpio Rio Xingu.
    Xingu Vivo, para Sempre!

    ResponderExcluir
  3. ANTONIO VOCê DEVE SER UM PARAENSE ALIENADO E BURGUÊS,ESTÁ SE VENDO QUE VC NÃO ESTA NEM AI PARA OS POVOS DO PARÁ QUE SEMPRE TEVE OS SEUS DIREITOS NEGADOS,O GOVERNO DEVE CONSTRUIR SIM; A TRANSAMAZôNICA QUE EM EPOCAS DE CHUVAS FICA INTRAFEGAVEL,40 ANOS DE OMISSÃO,TUDO ACONTECE,POEIRA,LAMA ASSAlto com morte,tente conhecer mais o PARÁ.Nào é justo o governo acabar com o sonho de muitos que lutaram por uma vida melhor.

    ResponderExcluir