sexta-feira, 1 de julho de 2011

QUE CACIQUES SÃO ESSES?!



Patxon Metuktire, combativo estudante de direito e neto de Raoni Metuktire, referência moral para lideranças indígenas em todo mundo, contesta em carta enviada em lista a fala do representante da Eletronorte, "senhor Walter", que afirmou no Evento Internacional sobre Indústrias de Barragens que "os principais líderes indígenas concordam e apoiam o projeto e a Funai está apoiando todo o processo". É hora de fazer coro e obrigar a Eletrobrás e a Funai a tirar dos seus armários as lideranças fantasmas para expô-las à luz (na carta declarando "não haver óbice" para construção da UHE Belo Monte da Fundação Nacional do Índio não havia um só nome indígena, onde estão as lideranças?!, que Caciques são esses?!, de quais comunidades?!)

QUE CACIQUES SÃO ESSES?!

Comprimentando os informo que estive participando do congresso mundial da industria de barragens, no qual eu assisti a apresentação do Projeto Belo Monte pelo entao Diretor da Eletrobrás Sr. Valter.

Na apresentação dele ele mostrou no slide que teve respeito aos povos indigenas e que foram realizado 4 audiencias publicas, ainda mostrou as fotos dos indigenas kaiapós e outros.

No fim a apresentação a Sheila Juruna contestou a fala, e inclusive ela falou mais sendo que nao tenho direito de expor oque ela falou, e a apresentação do Diretor Valter, dizendo que a apresentação é mentirosa em seguida eu também disse que a audiência publica nao quer dizer que houve consulta aos povos indígenas e como eles estavam falando muito da construção do BELO MONTE eu lhes disse que é preciso que a Eletrobrás faça uma audiência pública especificamente aos povos indígenas para que haja entendimento dos dois lados e possíveis esclarecimentos pois o meu povo Kaiapó e junto com outros povos estão se preparando para brigar. E disse ainda que é importante haver diálogo para que esse projeto não termine em violência e envolvendo ainda os índios e operários inocentes. No fim convidei todos os empresários estrangeiros presentes para ficarem atentos aos telejornais e outros meios de comunicação pois pode haver conflito, violência entre indígenas, operários e policia. Ou resultado do projeto do GOVERNO FEDERAL BRASILEIRA.

No fim da fala do Diretor da Eletrobrás, ele disse que PRINCIPAIS LIDERES INDÍGENAS CONCORDAM E APÓIAM O PROJETO E QUE A FUNAI ESTARIA ACOMPANHANDO TODO O PROCESSO.

Eu pergunto QUE CACIQUES SÃO ESSES ? QUE LÍDERES SÃO ESSES ?

Algumas pessoas me perguntaram sobre o papel da Funai e eu respondi que a FUNAI ultimamente não representa o índio diante do governo mas representa mais o governo diante do índio pois desta forma o índio não dialoga diretamente com o governo. RESUMINDO A FUNAI POR SER UM ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL NÃO ESTA NOS REPRESENTANDO DE FORMA CORRETA E EFICIENTE E ELA SÓ CEDE ÀS PRESSÕES DOS SEUS SUPERIORES.

AGORA PRECISAMOS SABER QUEM SÃO ESSES LÍDERES ? QUEM SÃO ESSES KAIAPÓS XIKRIN, KAIAPÓ DO GOROTIRE E OUTRAS ALDEIAS, QUEM SÃO ESSES INDÍGENAS ARARAS, OU INDÍGENAS JURUNAS DA REGIÃO DE ALTAMIRA ?

Patxon Metuktire
Indigena Mebengokre Metuktire

Um comentário:

  1. felipe dos santos gatinho rocha ou puxirum1 de julho de 2011 às 16:20

    eram três as caravelas
    que chegaram d´além mar
    e a terra chamou-se américa
    por ventura, por azar

    não sabia o que fazia, não
    dom cristóvão, o capitão
    trazia em vão, cristo em seu nome
    e em nome dele, o canhão

    pois vindo a mando do senhor
    e de outros reis, que juntos reinam mais
    bombas, velas, não são asas brancas
    da pomba da paz

    eram três as caravelas, que valeram
    mais que o mar
    quanto aos índios que mataram
    ah! ninguém pode contar

    quando esses homens fizeram
    o mundo novo e bem maior
    por onde andavam nossos deuses
    com seus andes, seu condor?

    que tal a civilização cristã e ocidental?
    deploro esta herança na língua
    que me deram eles, afinal

    diz américa que és nossa
    só porque hoje assim se crer
    há motivo para festa
    quinhentos anos de que?

    este canto de antônio carlos belchior, pela nossa consciência ante- colonial

    ResponderExcluir