sábado, 20 de agosto de 2011

Protestos em Altamira: “Belo Monte não é fato consumado!”



Antecipando programação, afetados pela barragem protestam em local simbólico da obra: a comunidade Belo Monte, que deu nome ao projeto

Publicado em 20 de agosto de 2011

Por Xingu Vivo


Movimentos sociais de Altamira e região realizaram nesta sexta (19) um ato contra a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A manifestação antecipou a programação do Dia de Mobilização Global contra Belo Monte.

Pescadores, agricultores, sem teto, professores, indígenas, ribeirinhos e desempregados marcharam, em confluência com a Romaria dos Mártires do Encontro das Comunidades Eclesiásticas de Base (CEBs), que acontecia no município de Vitória do Xingu. Os dois grupos se reuniram na pequena Igreja da comunidade de Belo Monte – bairro que deu nome ao empreendimento que tem balançado o mundo para iniciar o protesto.

Cerca de 300 pessoas cruzaram a balsa – trajeto simbólico que liga Vitória do Xingu a Anapu, numa caminhada que levou cerca de 3 horas. Durante o trajeto, as falas relembraram diversos lutares dos povos do Xingu, do Brasil e do mundo que tombaram em defesa de um mundo mais justo. Cantos e palavras-de-ordem deixavam claro: Belo Monte não é um fato consumado.


O ato foi organizado pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre, com a participação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará – Núcleo Altamira (Sintepp-Altamira), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), além de diversas paróquias da região e associações de trabalhadores e moradores das comunidades atingidas.

Fotos: Karen Hoffmann

4 comentários:

  1. a luta nao pode parar.
    gleidevando gurupá

    ResponderExcluir
  2. isso é um absurdo vamos nos unir e acabar com qualquer chance dessa obra ir para frente.
    BASTA NOSSAS FLORESTAS NÃO PODEM SER MAIS DESTRUIDAS.É só marcar o dia e o lugar onde protestar que eu estarei la para fazer a diferença

    ResponderExcluir
  3. BASTA,NÃO VAMOS MAIS ACEITAR CALADOS A DESTRUIÇÃO DAS NOSSAS FLORESTAS.DESSA VEZ OS ANIMAIS E AS ARVORES VÃO VENCER.Contem com mais um para o protestar.
    Isaac Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  4. Estamos juntos com vocês nessa luta contra a Construção da Usina de Belo Monte... Vamos dar um basta nessa ideia do governo.
    Todo povo brasileiro e de todos os países deverão se unir em um só pensamento... "Vamos salvar a nossa Fauna e Flora, a Biodiversidade e o nosso Povo Indígena”.
    Cícero Silva – Salvador-BA

    ResponderExcluir