sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vizinhos de hidrelétrica sofrem com falta de energia no Pará


Moradores de assentamentos denunciam deficiências na distribuição de energia elétrica pelo programa federal “Luz para Todos” no sudeste do estado do Pará.

Famílias vizinhas à hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores do Brasil, sofrem sem energia elétrica. No assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, há uma procura de ligação de eletricidade para 150 lotes.

O morador Luiz Lima ressalta que energia é “necessidade e qualidade de vida”. Disse que se tivesse acesso ao serviço, não precisaria carregar latas de água nas costas. Poderia usar bombas elétricas para a retirada de água dos reservatórios.

Para Ariosvaldo André dos Santos, do assentamento 26 de março, em Marabá, a energia viabiliza a permanência das famílias no campo. Ele lembra que a falta de acesso ao serviço dificulta a sobrevivência na roça, o que provoca a venda de terras, sendo uma situação “lamentável para a reforma agrária”.

No assentamento de Ariosvaldo, de 206 lotes, 168 não possuem energia. Os que foram contemplados pelo programa “Luz para Todos” recebem o serviço apenas duas vezes por semana. Também há reclamação sobre o preço das tarifas.

No estado do Pará, as famílias pagam em torno de 50 centavos por quilowatt. Já grandes empresas com empreendimentos na região, como a mineradora Vale, pagam três centavos pelo quilowatt de energia. (pulsar/brasildefato)


Nenhum comentário:

Postar um comentário