terça-feira, 1 de novembro de 2011

SOBRE AS RECENTES AÇÕES CONTRA BELO MONTE

Parentes, o dia 27 de outubro ficou marcado na história. Por mais de 15 horas ocupamos Belo Monte e cortamos a Transamazônica. Nós, lideranças indígenas, aliadas aos pescadores, ribeirinhos, lavradores e militantes de movimentos sociais fomos testemunhas de um cenário de horror, no coração do Xingu.

Nós, guerreiros e guerreiras que somos, ocupamos Belo Monte, desafiando o poder daqueles que querem fazer da Amazônia um verdadeiro canteiro de obras.

Em defesa das nossas florestas, pela integridade de nossos povos e culturas, resistiremos.

Essa ação teve o intuito de mostrar para o Governo Brasileiro e seus comparsas, que esse projeto nefasto de globalizar a Amazônia não tem futuro. Belo Monstro não é um fato consumado. Provamos para o mundo que a união dos oprimidos é mais forte que os grilhões dos opressores. Esse foi o inicio da nossa retomada de território e o começo da revolução.

Como esse Governo é capaz de fazer tanta maldade com a mãe natureza? Deserdados, não querem gerar energia. Nem sabem o que é progresso. Querem é acabar com tudo. Estão tirando o manto da terra, para enforcar o rio. Que energia é essa que vale mais do que a vida da gente, que vale mais que o leito dos rios, que é mais importante que o canto dos pássaros e o viver dos bichos. Que energia é essa que pode ser mais preciosa que o verde daquela mata e o colorido dos ipês. Quem essa energia vai iluminar ? Se no final das contas, depois de tudo que fizerem, não restará ninguém. Eles não foram capazes de sentir as lágrimas da terra. A natureza não pode se defender, mas contra ataca.

Acho que um pedaço de nossos corações ficou enterrado na beira daquele rio. Causou em nós uma profunda indignação ao ver a terra arrasada, em um cenário grotesco de máquinas, concreto e devastação. Abrimos a caixa de Pandora, vimos o que poucos até então viram. É destruição a se perder de vista! Nossa revolta só aumentou.

Que os nossos Maíras possam nos encher de forças para não fraquejarmos e juntos podermos seguir em uma grande marcha rumo à Altamira. Que os bons espíritos nos protejam e nos deixem lutar.

Ao governo dos Grandes Projetos, fica a certeza: - Nós voltaremos com a Caravana dos Guardiões da Floresta, em defesa do Rio Xingu, todos contra Belo Monte.

De algum canto da Amazônia Brasileira, 29 de outubro de 2011.

Saudações indígenas,

SONIA GUAJAJARA

EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDES BAIXAR TUDO
ADICIONAR MAIS FOTOS
Este álbum online possui 20 fotos e estará disponível no SkyDrive até 27/01/2012.

Um comentário:

  1. "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!",foi o que nos ensinou Jesus Cristo, então devemos mostrar a verdade dessa obra genocida. O mundo precisa saber.De minha parte podem contar comigo, vou testemunhar em todo lugar que tiver uma oportunidade de falar!

    ResponderExcluir