sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DIA X EM DEFESA DO XINGU, CONTRA BELO MONTE


Pescadores, ribeirinhos, trabalhadores rurais, sindicalistas, estudantes, movimentos sociais, indígenas dos povos Kaiapó, Assurini, Krahô, Guajajara, Apinajés, Xicrin, Juruna, Arara, Amanauê, Guarani, Arawetê, Gavião, Mundurucu, Xipaia, Tupinambá, Tembé, Karajá, entre outros, já afirmaram com todas as letras que não aceitarão a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
 
Lembrando outros outubros, ocuparam um dos canteiros pioneiros desta usina, parando suas obras. Quando saíram, energicamente bradaram “Este é um recado que mandamos pra vocês, se for preciso ocuparemos outra vez”. Recado límpido como as águas do Xingu.
 
Em novembro foram os trabalhadores da construção civil que pararam as atividades no mesmo canteiro. Mesmo estando bem no início da obra já se constatam desvio de função, quebra de acordos, assédio moral, baixos salários e até mesmo fornecimento de água contaminada e comida estragada. Resultado: os operários entraram em greve e fecharam a Transamazônica para chamar atenção à sua situação.
 
Como Belo Monte é pautada por arbitrariedades e ilegalidades a situação destes trabalhadores e trabalhadoras infelizmente tende a piorar. Lembram dos absurdos casos de trabalho escravo nas obras das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio?
 
Indignados com tudo isso, multiplicam-se os apoios aos povos do Xingu. Artistas, intelectuais, ambientalistas, lideranças sindicais, estudantis e dos movimentos sociais e populares gritam em defesa do rio, da floresta, da vida. O grito tem sido tão alto que quase não da para ouvir as vozes de alguns poucos apoiadores de “Belo Monstro”, contratados ou manipulados pela “Morte Energia” e pelo governo federal.
 
No dia 17 de dezembro/2011 vamos novamente gritar bem forte em defesa do Xingu, contra Belo Monte. Ocupemos as ruas, praças, parques de nossas cidades. Deixemos claro aos vampiros do capital, parasitas que se nutrem da energia dos rios e dos sonhos de seres humanos e não humanos, que Belo Monte não é um fato consumado. Os espíritos do Xingu nos guiam. A defesa da vida nos move.
 
DIA X: EM DEFESA DO XINGU, CONTRA BELO MONTE
17 DE DEZEMBRO DE 2011
 
 
COMITÊ XINGU VIVO

2 comentários:

  1. SOU TOTALMENTE CONTRA A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE. ELA IRÁ TRAZER PREJUÍZOS PARA TODOS,FORA QUE É UM DESRESPEITO COMO OS ÍNDIOS E COM A FLORESTA. O QUE TEMOS MESMO A FAZER É PROTESTAR CONTRA ESSA AMEAÇA. GOSTARIA DE ME JUNTAR A VOCÊS EM FAVOR DESSA CAUSA. GOSTARIA DE SER AVISADA QUANDO VOCÊS FOREM FAZER ALGUMA MOVIMENTAÇÃO OU PROTESTO. MEU EMAIL É: marilenemartins36@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. é repugnante e vergonhoso ver que Jader Barbalho irá assumir seu cargo no senado e é muito triste ver que o povo aqui do Pará elegeu um politico ficha suja como ele, e não Marinor Brito.

    ResponderExcluir