quinta-feira, 10 de maio de 2012

Xingu +23 lançado em Belém, no navio do Greenpeace

A sala de reuniões do navio Rainbow Warrior foi o local escolhido pelo Comitê Metropolitano Xingu Vivo para fazer o lançamento oficial, em Belém, do Encontro dos Povos da Amazônia - XINGU +23.


Durante a manhã de hoje, representantes de diversas entidades que compõem o Comitê estiveram a bordo do navio do Greenpeace, ancorado no porto de Belém desde o último dia 05/maio, para dizer que a luta contra a UHE Belo Monte continua.

E estará mais forte a partir do próximo dia 13/junho, quando se inicia, em Altamira, o Xingu +23, que faz referência ao encontro ocorrido em 1989, que ficou mundialmente conhecido por causa da imagem da índia Tuíra encostando um facão no rosto de um dos diretores da Eletronorte.

A escolha do local para o anúncio do Encontro esteve carregada de simbolismos. Em primeiro lugar como uma demonstração da necessidade em unificar as ações de todos aqueles que defendem as causas ambientais e os povos da floresta; também pelo fato de ocorrer em um navio construído para se tornar uma referência em sustentabilidade e energeticamente eficiente (duas características que estão longe da realidade da UHE Belo Monte).

Assim, o Xingu +23 foi anunciado no embalo da maresia da baía do Guajará, que compõe a bacia hidrográfica amazônida, cujas águas seguimos firmes para defender. Juntos estamos lutando contra as mudanças no Código Florestal, apoiando a campanha "Veta TUDO, Dilma". E estaremos nos engajando na campanha pelo desmatamento zero.

Por fim, a presença do Comitê Xingu Vivo simbolizou nossa homenagem aos 20 anos do Greenpeace-Brasil. E que venham mais décadas de luta em defesa do planeta Terra.

Xingu Vivo, vivo para sempre!

Dia 13/junho, todos em Altamira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário