quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Manifestantes protestam dentro do STF contra obra de Belo Monte

Durante voto de Gilmar Mendes, eles se ergueram e levantaram faixas.

Na segunda, ministro Ayres Britto autorizou retomada da obra no Pará.

 
Fabiano Costa Do G1, em Brasília
 
Comente agora
Quatro pessoas que se disseram integrantes de um grupo intitulado Ocupa Sampa” se levantaram no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) em meio ao voto do ministro Gilmar Mendes na sessão desta quarta-feira (29) do julgamento do mensalão.
Eles acompanhavam o julgamento e se levantaram para exibir cartazes de protesto contra a derrubada da decisão judicial que paralisou as obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Na noite de segunda-feira (27), o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, concedeu decisão liminar (provisória) que autorizou a retomada das obras da usina hidrelétrica paraene. A paralisação havia sido determinada no dia 14 de agosto pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Foi o primeiro protesto dentro do tribunal durante o julgamento do mensalão.  Os manifestantes se ergueram no momento em que os fotógrafos haviam ingressado no recinto de julgamento para registrar o voto de Gilmar Mendes. Rapidamente, os seguranças do STF imobilizaram o grupo, que foi retirado do plenário. Os quatro estavam sentados na ala reservada ao público.
Uma das cartolinas exibidas pelos integrantes do movimento pedia celeridade no julgamento da ação sobre a hidrelétrica: "“Belo Monte: é hora de julgar o mérito desta questão"”, reivindicava o manifesto.
Mesmo diante da tumulto, Gilmar Mendes não interrompeu sua manifestação sobre o item 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que trata dos supostos crimes cometidos na Câmara dos Deputados e no Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário